quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Amor?



“Amor é quando Deus mesmo sabendo que eu erro todo dia ele sempre me dá uma chance de me arrepender”.

Eu li essa frase hoje pela manhã e ela me disse tantas coisas que acho que nem consigo explicar. Falamos tanto e o tempo todo de amor, mas será que nós sabemos a profundidade e o significado dessa palavra com tão poucas letras? Nem o dicionário é capaz de sintetizar o significado, tendo em vista seus possíveis usos, olha só: “AMOR - s.m. Afeição viva por alguém ou por alguma coisa: o amor a Deus, ao próximo, à pátria, à liberdade. / Sentimento apaixonado por pessoa do outro sexo: as mulheres inspiram amor. / Inclinação ditada pelas leis da natureza: amor materno, filial. / Paixão, gosto vivo por alguma coisa: amor das artes. / Pessoa amada: coragem, meu amor! / Zelo, dedicação: trabalhar com amor. // Amor platônico, amor isento de desejo sexual. // Por amor de, por causa de. // Pelo amor de Deus, expressão que dá ênfase a um pedido: não faça isso, pelo amor de Deus!”. Parece fácil, mas é bem mais complicado que pensamos. Envolve tantos outros sentimentos, pode ser dedicado a tantas pessoas, coisas e animais. Pode ser correspondido ou não, pode durar alguns dias, meses, segundos ou a eternidade. No fim, amar parece estar bem próximo da frase que iniciou toda essa minha reflexão, ou seja, é gostar do outro com todas as suas forças, mesmo sabendo que ele tem defeitos assim como nós mesmos. Mais uma vez, parece fácil, mas não é. Cabe a cada um se esforçar constantemente para que o amor seja suficiente e maior que qualquer outra coisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário